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ATUALIZAÇÕES NA LEGISLAÇÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, PRINCÍPIOS, DIREITOS E PRÁTICAS ABUSIVAS PREVISTOS NO CDC

O curso tem como intuito principal melhorar o atendimento da crescente demanda direcionada ao PROCON, estudando a Política Nacional das Relações de Consumo e ampliando o conhecimento relacionado ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e sua atualizações, para identificar e entender as práticas abusivas comerciais que podem lesar o consumidor.

Além do que, durante o início do ano, alguns servidores novos foram incluídos ao quadro de funcionários.

É importante mencionar que os atendimentos são dinâmicos e os consumidores sempre demandam necessidades específicas, carecendo de   constantes  atualizações dos servidores, haja vista , que não há  até o presente momento, capacitação permanente especifica para este equipamento de atendimento

A ATUAÇÃO DOS TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: O MANEJO EM SITUAÇÕES DE CRISE
Assistência Social

A realização do curso se fundamenta na necessidade de capacitação de servidores para
executar suas atividades de forma eficiente e eficaz, conforme preconiza o Estatuto da Criança
e do Adolescente, Instrução Normativa Conjunta CNAS/CONANDA nº 01/2009, e normas
correlatas.
Tendo em vista as atribuições do cargo de Cuidador Social, o bom condicionamento
físico dos servidores para uma rápida reação nos casos de crises ou outros eventos fortuitos nas
unidades é fundamental, considerando ainda a necessária especialização do servidor para uma
atuação profissional, respeitando as leis e convenções que versam sobre respeito e proteção à
dignidade humana dos adolescentes.
Mesmo com os últimos
avanços e transformações que acompanham a condução deste cuidado, as dificuldades
enfrentadas diariamente pelos profissionais que atendem os as crianças nas Casas Abrigos
tornam-se cada vez maiores e mais complexas devido a questões de saúde mental já presente
desde a tenra idade devido as situações de violência física, psíquica, emocional verbal, sexual
necessitando e por vezes atender á situações de crises fazendo a contenção para manter a
integridade física das crianças e/ou adolescentes.
Assim faz-se necessário capacitar os cuidadores sociais, educadores sociais e equipe
técnica para realizar esse atendimento em situações de crises a fim de realizar quando necessário
a contenção sem infringir danos físicos e ou afetar ainda mais a questão psíquica da criança e
adolescente.
Ainda dentro da questão da integridade física das crianças, visto que há uma lei
instituída para que todos os profissionais tenham conhecimento e capacitação atender a
situações de engasgo, o município visa, ainda por meio desta capacitação, atender a Lei
13.722/2018, Lei Lucas, no quesito de capacitar a equipe em relação aos primeiros socorros -
manobras de Heinlich, dentre outras situações/ações.
Este curso visa equipar os profissionais das unidades com as habilidades,
conhecimentos e confiança necessários para gerenciar de forma segura e eficaz crises
comportamentais agressivas em crianças com transtornos como autismo, TOD e TDAH e
outros.
 


EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS: EDUCANDO PARA UM FUTURO BRILHANTE NAS INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO
Assistência Social

A realização deste curso se fundamenta na necessidade de capacitação de servidores
para executar suas atividades de forma eficiente e eficaz, conforme preconiza o Estatuto da
Criança e do Adolescente, Instrução Normativa Conjunta CNAS/CONANDA nº 01/2009 que
dispõe sobre as Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes,
e normas correlatas.
Tendo em vista as atribuições do cargo de Cuidador Social, bem como a importância
de suas atitudes e vivencias com as crianças adolescentes e/ou acolhidos sendo desta forma
modelos no processo de desenvolvimento e reinserção sociofamiliar, considerando ainda a
necessária especialização do servidor para uma atuação profissional, respeitando as leis e
convenções que versam sobre respeito e proteção à dignidade humana dos adolescentes e o
desenvolvimento humano.

Assim faz-se necessário capacitar os cuidadores sociais, educadores sociais e equipe
técnica, e demais profissionais que atuam no Acolhimento Institucional para realizar esse
atendimento voltado ao desenvolvimento e cultivo dos valores humanos. Esse projeto pretende
ser um passo inicial de auxílio aos profissionais da Política de Assistência Social no âmbito da
Proteção Social Especial de Alta complexidade, para o resgate da educação em valores
humanos
 
 

APRIMORA CAD
Assistência Social

O projeto de capacitação dos servidores tem como principal objetivo promover a qualificação técnica dos trabalhadores da assistência social que atuam no Cadastro Único e nos programas sociais, garantindo que eles estejam preparados para desempenhar suas funções com eficiência e qualidade. A capacitação visa melhorar a qualidade do atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, fornecendo aos servidores conhecimentos e ferramentas que os ajudem a identificar as necessidades das famílias e a oferecer orientações claras sobre os benefícios disponíveis.

APRENDENDO A LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE

Levando em consideração a relevância do tema, este projeto visa intervir em aspectos correlacionados com estresse e ansiedade do trabalhador, seus impactos na vida do indivíduo e possíveis ações, visando melhor qualidade de vida para o servidor, visto que o bem-estar biopsíquico do trabalhador é um fator que impacta fortemente nas atividades laborais realizadas.

2. Objetivos

2.1 Geral

-Apresentar aspectos correlacionados com estresse e ansiedade do trabalhador, seus impactos na qualidade de vida do indivíduo e possíveis intervenções.

2.2 Específicos

- Identificar os sintomas correlacionados ao estresse e ansiedade;

-Apresentar os principais desencadeadores de estresse e ansiedade do trabalhador;

-Destacar possíveis ações e intervenções para qualidade de vida do trabalhador.

2.3 Resultados desejados

-      Refletir sobre os aspectos correlacionados com estresse e ansiedade, seus impactos na vida do indivíduo e possíveis intervenções;

- Contribuir com maior conhecimento e técnicas para melhor qualidade de vida do servidor.

MELHORANDO AS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO E O AMBIENTE DE TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO

Tendo em vista as queixas que o serviço público recebe por meio de suas ouvidorias e até mesmo nas mídias e nos ciclos sociais mais variados, como também as queixas que os servidores públicos realizam nesses mesmos meios apresentamos uma proposta de treinamento para os assistentes administrativos do município de Toledo com a finalidade de melhorar a capacitação dos mesmos para bem servir a população, como também para identificar, orientar e minimizar os efeitos que o atendimento ao público podem causar nos servidores, como estresse, ansiedade e outros fatores emocionais. O objetivo deste curso é apresentar noções de atendimento, suas diferentes formas e técnicas, e, principalmente, o que é necessário  para que uma pessoa se sinta bem atendida. Por outro lado, o projeto busca capacitar o funcionário com técnicas e dinâmicas que visam auxiliá-lo no cuidado com sua saúde mental, identificando possíveis causas, examinando políticas existentes e apresentando propostas de intervenção para mitigar os impactos negativos sobre o bem-estar dos servidores.

Formação Continuada 2025

Formação Continuada para professores da Educação Municipal

REFORMA TRIBUTÁRIA COM ÊNFASE NAS LEIS COMPLEMENTARES
Fazenda

O Curso busca formar profissionais qualificados e capacitados no desenvolvimento de suas funções, com extrema qualidade e competência, bem como, a necessidade constante de atualização e aperfeiçoamento dos Auditores Fiscais Tributários que atuam na Administração Tributária, principalmente com a vigência da Ementa constitucional nº 132/2023 que introduziu a reforma tributário no ordenamento jurídico brasileiro.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE TOLEDO - CONSTRUINDO A POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: CAMINHOS PARA CIDADES INCLUSIVAS, DEMOCRÁTICAS, SUSTENTÁVEIS E COM JUSTIÇA SOCIAL
PLANEJAMENTO

A Conferência das Cidades, organizada pelo Conselho das Cidades (ConCidades), é
um espaço de diálogo e participação social criado para discutir e formular políticas públicas
relacionadas ao desenvolvimento urbano no Brasil. Ela reúne representantes de diversas
esferas, como governo, sociedade civil, movimentos sociais, empresários e acadêmicos.
Seu objetivo é promover a participação popular na construção e aprimoramento de políticas
públicas que afetam as cidades, como moradia, saneamento básico, mobilidade urbana, e
planejamento urbano. Durante a conferência, são debatidos temas importantes para o
desenvolvimento das cidades, com o intuito de gerar diretrizes que orientem ações do poder
público em todos os níveis (municipal, estadual e federal).
 

Atualização em procedimentos técnicos e auxiliares de enfermagem e registros em sistema eletrônico na APS.
SAÚDE
Tema :  Atualização das rotinas e procedimentos diários, realizados pelos técnicos e auxiliares de enfermagem lotados em UBS da APS de Toledo/PR.

Público Alvo:  Trabalhadores AUXILIARES e TÉCNICOS DE ENFERMAGEM que compõe as equipes de atendimentos das unidades básicas de saúde (EAP e ESF). Haverão 04 Turmas - Conteúdo repetido, apenas para a divisão das equipes pelos gerentes. Carga horária: 8h, presencial.
 
 O conteúdo a ser desenvolvido com os servidores, contempla:
* Sala de curativos, técnica e procedimentos de realização, materiais, protocolos vigentes,
organização de sala.
* CME, expurgo e esterilização em APS, cuidados com os materiais, limpeza e destinação para
limpeza, montagem de kits de instrumentais, conservação e guarda nas unidades básicas.
* Sala de injetáveis e observação, técnicas de administração de medicações, materiais necessários,
materiais e protocolo de carrinho de emergência na APS.
* Sistema eletrônico, registros e anotações em prontuário eletrônico municipal, padronizações e
recursos disponíveis.
NOVA ESTRATIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE BUCAL DA SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DO PARANÁ
SAÚDE BUCAL

A necessidade da reorganização e atualização constante da atenção em Saúde
Bucal se faz necessário devido a dinâmica das políticas públicas e dos recursos e
condições disponíveis na atenção básica e na rede de atenção à saúde bucal.
O perfil da população atendida também sempre é considerado para a
organização e tipo de atendimento, já que apresentam suas demandas e
necessidades que variam de acordo com o local onde estão inseridas, faixa etária,
suas condições de saúde entre outros fatores.
Para tal, se faz necessário capacitar as equipes de saúde bucal do município:
quanto a nova estratificação de risco da secretaria de Estado da Saúde do Paraná,
quanto a classificação de risco das urgências odontológicas e quanto ao protocolo de
encaminhamento às especialidade odontológicas na atenção secundária.
A estratificação de risco, utilizada para a demanda programada nas UBS, é
fundamental para priorizar os grupos que demandam mais atenção seguindo os
preceitos de equidade. É ainda, fundamental no modelo de atenção às condições
crônicas por dividir a população em estratos segundo os riscos.
A classificação de risco para o atendimento de urgências odontológicas utilizada
para demanda espontânea nas UBS, é de extrema importância para que o
atendimento ao usuário que busca resolver sua urgência, aconteça no tempo oportuno.
Para dar seguimento ao atendimento integral do usuário se faz necessário ainda
a capacitação sobre o novo protocolo de encaminhamento às especialidades
odontológicas na atenção secundária, considerando o aumento da demanda pelas
especialidades odontológicas devido ao aumento significativo de profissionais
odontólogos na atenção básica no último ano que não aconteceu na atenção
especializada. Necessitando assim, uma regulação dos encaminhamentos.